Áreas de atuação

Promovemos ações de engajamento e formação nas temáticas de água e clima para as entidades signatárias e para os jovens integrantes de fóruns de juventudes.

Engajamento

As ações de engajamento são práticas promovidas por líderes e gestores para criar interesse, envolvimento e comprometimento cada vez maior de instituições no tocante a formação de fóruns de juventudes nas temáticas de água e clima. A Rede é o espaço para sua instituição protagonizar e apoiar a formação de novas lideranças climáticas.

Formação

O processo de formação que a Rede oferece leva as entidades signatárias a adquirirem conhecimentos teóricos e técnicos aprofundados nas áreas de água e clima, além de desenvolver habilidades necessárias para a construção de fóruns de juventudes. Os processos de formação ocorrerem bimestralmente de forma virtual e semestralmente presencial.

Encontros

Os encontros formam o tripé e a base metodológica da Rede, colaboram para o aumento do processo formativo e o compartilhamento de conhecimentos formais e a troca de experiência, por meio do conhecimento informal. No primeiro momento os encontros são oportunizados às entidades signatárias e em seguida aos jovens participantes dos fóruns.

Notícias

Sobre Nós

A REDE NACIONAL FJAC é resultado da articulação de entidades comprometidas com a formação, o envolvimento e a participação de jovens nos debates da gestão das águas por bacias hidrográficas e o enfrentamento das consequências das mudanças climáticas e é constituída por pessoas jurídicas, dos segmentos: instituições de ensino, empresas, ong`s, poder público municipal, estadual e federal, além dos Comitês de Bacias Hidrográficas.

A REDE formada inicialmente como REDE NACIONAL FÓRUNS DE JUVENTUDES EM RECURSOS HÍDRICOS – REDE NACIONAL FJRH teve seu lançamento no âmbito do Encontro Setorial da Juventude, em 22 de outubro de 2019, no XXI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – XXI ENCOB, em Foz de Iguaçu. Desde aquele momento, o Instituto Terrazul, entidade civil sem fins lucrativos, formada em 1997, e a época presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara, assumiu a Secretaria Executiva da REDE e passou a incentivar a adesão de instituições atuante em todo o país na gestão de recursos hídricos e mudanças climáticas.

Depoimentos