Pesquisadores da UEM encontraram uma solução sustentável para o asfalto, substituindo o pó-de-pedra pela cinza de bagaço de cana, melhorando a resistência e reduzindo custos.
Imagina só rodar por estradas mais sustentáveis, onde o asfalto não é apenas aquele tradicional que conhecemos, mas uma mistura que ajuda o meio ambiente e ainda economiza recursos? Pois é, essa ideia está mais perto da realidade do que parece! Um estudo feito na Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná, investigou o uso da cinza de bagaço de cana para melhorar as misturas asfálticas. E os resultados foram superanimadores! Continue lendo para saber tudo sobre esse asfalto feito de cana.
Tudo começou com a ideia de substituir o famoso pó-de-pedra, que é um dos componentes tradicionais do asfalto, pela cinza de bagaço de cana. Esse resíduo é gerado em grandes quantidades pela indústria da cana-de-açúcar e, até então, não tinha uma utilidade muito nobre. Só que agora ele pode se tornar o novo queridinho da pavimentação de rodovias!
O teste foi realizado em um trecho da rodovia BR-158, entre Campo Mourão e Maringá, e quem passou por ali já está dirigindo em cima dessa inovação. E olha só, essa troca de materiais deu uma bela ajuda no desempenho mecânico do asfalto, ou seja, ele ficou mais resistente e durável, além de reduzir a necessidade de agregados minerais.